segunda-feira, 27 de junho de 2011

Educação - EU Acredito!

SOU PROFESSOR!
Querem me convencer de que não há muito a acreditar.

Realmente, se pensarmos na realidade que vivemos na sociedade atual, o cenário é este da charge, infelizmente, professores são os últimos da cadeia alimentar da educação.

Querem me convencer que a educação vai mal porque eu sou mal formado e desinteressado.

Costumam dizer que trabalho pouco.

Apesar de tudo isso, minha consciência está limpa, porque EU sei da minha formação e sei o quanto me esforço para fazer o melhor. Melhor este que, muitas vezes é barrado e desconsiderado por mantenedores gananciosos, pais que acreditam que educação é decoreba e ferramenta prática para se calcular quanto se vai ganhar na profissão que se quer ter, ou seja, mera fábrica de operários.

Nada errado em ser operário, mas educação vai muito além de capacitar o indivíduo para uma profissão. Educação é encontrar o que de melhor o ser humano diante de você tem e dar a este melhor meios de sentir-se gente, útil e realizado, mas não de forma egoísta e sim de forma a contribuir para o crescimento alheio. Educação é investimento no ser humano.

Falem o que quiserem, eu acredito na Educação como a única forma de termos um mundo mais justo, sereno, alegre e verdadeiramente livre.

Um mundo onde não seja necessária a campanha política como temos visto neste momento: marketing, apelo, infâmia, interesse.

Um mundo onde sustentabilidade, amor à vida, respeito ao próximo, qualidade de vida não sejam apenas belas palavras, ou rótulos marketeiros, mas realidade para todos.

Sei que, provavelmente não verei este mundo, mas quero ser lembrado como um semeador de esperança, de lucidez, de conhecimento, de sabedoria.

Acredito na importância de todo meu esforço e lutarei enquanto puder para não deixar que ninguém me convença do contrário.

Acredito que ser professor não vai me enriquecer materialmente, mas o que colho a cada contato com as pessoas diante de mim. O brilho que vejo em alguns olhares, ninguém tirará de mim e nem pagará por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário