domingo, 1 de maio de 2011

01 de maio - Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de Maio em muitos países inclusive no Brasil. Mas você sabe por que???

Tudo começou no ano de 1886 quando milhares de trabalhadores prepararam uma manifestação nas ruas de Chicago para reivindicar uma redução na jornada de trabalho. Esse foi o início de uma série de protestos que matou doze pessoas e feriu dezenas.

Três anos mais tarde a Internacional Socialista convocou uma manifestação anual em busca das 8 horas diárias de trabalho. A data escolhida para os protestos foi 1º de Maio, que acabou se reforçando e virando o Dia do Trabalhador em muitos países de mundo.

No Brasil, atualmente, a data serve também para os governos anunciarem aumentos do salário mínimo, sem falar na criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que ocoreu em 1º de Maio de 1943.

Enfim, 1º de Maio é um dia que deve ser comemorado assim como todas as outras datas comemorativas afinal de contas, sem os trabalhadores não há país ou sociedade que cresça.

Mestres, carpinteiros, construtores, juízes, artistas, todos nós trabalhadores merecemos respeito por nossas obras. O dia do trabalhador comemorado hoje (01/05) busca relembrar aos trabalhadores as lutas sindicais por melhores condições de trabalho. Nesses 125 anos de luta da classe operária, desde a Revolta de Haymarket nos EUA em 1886, os trabalhadores procuram adquirir status de igualdade social nessa sociedade tardia que ainda conta com a escravização laboral.

Parabéns a Todos os Trabalhadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário