segunda-feira, 21 de março de 2011

Encontro ente Dois Mundos - Parte II


“Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.” Oswald de Andradre - Manifesto Antropofágico
O OLHAR ESTRANGEIRO SOBRE O BRASIL: Gravura de Theodore de Bry (1592) A gravura do holandês Theodore de Bry (nascido em 1528) retrata um ritual de canibalismo dos índios tupinambás. Era costume, entre vários povos indígenas, comer seus adversários; acreditavam que com isso o espírito guerreiro do inimigo se incorporava ao seu. O homem branco, que acompanha horrorizado a cena em que os índios comem pedaços de carne humana, seria o alemão Hans Staden, que, em 1554,foi feito prisioneiro pelos índios tupinambás no litoral de São Paulo.

A escravidão indígena não beneficiava em grande escala a metrópole portuguesa, somente em nível local aos colonizadores. Este foi um dos fatores para a implantação da escravidão do africano no Brasil.
Muitos indígenas não resistiam, morriam por suicídio ou pelo esforço do trabalho forçado. Em suma, houve três maneiras de inserir o índio no processo de colonização:
- Captura e escravidão forçada; - Aculturação e destribalização; - Integração do indígena como trabalhador assalariado.

Um comentário:

  1. Muito bom isso
    Estou estudando Literatura e tem prova amnhna
    é o resumo perfeito para estudar.
    Estou no 1°ano

    ResponderExcluir